sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Dia do Saci Pererê

No dia 31 de outubro comemora-se o dia do Saci Pererê, eu nem sabia que o Saci tinha um dia especial para ele, mas isso é interessante para manter vivo, no imaginário infantil, o folclore brasileiro que vem perdendo espaço para os modismos estrangeiros, a exemplo do Halloween (dia das bruxas) celebrado também nesta data. 

O Saci Pererê, conhecido como o "neguinho" de uma perna só, pitando sempre o seu cachimbo, usando um gorro vermelho que lhe concede encantamento (poderes mágicos). É considerado por alguns uma figura malévola, por outros é visto como um ser brincalhão que costuma pregar peças como fazer tranças nos cabelos dos animais, depois de deixá-los cansados com correrias; atrapalha o trabalho das cozinheiras, fazendo-as queimar as comidas, ou ainda, colocando sal nos recipientes de açúcar ou vice-versa; ou aos viajantes se perderem nas estradas. Os estudiosos em folclore brasileiro acreditam que a sua origem é indígena, nasceu no Sul e Sudeste do País, durante o período colonial.O Mito do Saci está relacionado às matas, às plantas medicinais, ele é a divindade guardiã da sabedoria dos chás, dos preparos das beberagens e medicamentos oriundos na natureza. Para adentrar nas matas ou colher plantas para finalidade de cura se faz necessário pedir licença ao Saci, pois ele com seu encantamento pode confundir as pessoas não merecedoras e que não respeitam a natureza. 

O meu primeiro contato com o Saci foi na infância através dos livros de Monteiro Lobato e depois no programa Sítio do Pica-Pau Amarelo, sempre tive uma simpatia por esse personagem por suas peraltices, eu, meu irmão e amigos íamos para a mata tentar capturar o Saci, para isso, colocávamos uma peneira em um local que ventilasse bastante e ficamos esperando passar um vento forte para derrubar a peneira e prender o Saci, a nossa imaginação era fértil, infelizmente não conseguimos bater um papo com ele no nosso mundo real.

O importante é manter a nossa cultura popular viva e para isso tivemos escritores que contribuíram com esse legado, a exemplo do Monteiro Lobato, atualmente Maurício de Souza com personagem Chico Bento que é um matuto da roça nas histórias da turma da Mônica. Ziraldo consagrou o Saci com a criação da turma do Pererê. 
Valorize a Cultura Nacional!

Referências: Wikipédia, Infoescola

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Encontro com um fantasma ou com Zé Pelintra?

Olá pessoal, vou contar aqui mais um causo, porém quero registrar que realmente aconteceu no mundo bem real. Já escrevi aqui em outros posts como Perseguido por Fogo corredor ou por Ovni? como era difícil morar em um lugarejo com precária iluminação e algumas localidades sem luz elétrica como era no interior de Sergipe há alguns anos. Também já narrei  sobre os obstáculos que enfrentávamos para ir estudar na sede do município. O ônibus escolar deixava os estudantes no Povoado Aguada, poucos moravam do centro do povoado, a maioria andava quilômetros até as suas residências atravessando matos, pântanos e desertos.

Uma certa feita, a minha amiga de infância Adilis depois de mais uma aula cansativa (pois a vida não era fácil para quem vivia no campo) estava indo para casa após as 23 horas, ela tinha companhia até a Igreja Nova, os colegas iam para Lajes e ela para Pinga Fogo sozinha (esse nome vai me render um post), num pequeno trajeto ainda tinha algumas casas, depois era só uma estrada de lama e mato de um lado e do outro, até ela chegar em uma parte da estrada com uma areia gorda (areia fofa) que afundava até a metade da canela e não dava para andar apressada, muito menos correr. Nesse trajeto tinha um campinho de futebol e um pé de Oitizeiro, sob a árvore ele vislumbrou alguém recostado no tronco, como estava longe, inicialmente ela pensou que era o pai, mas foi chegando mais perto e viu que a figura estava toda de branco, com um chapéu também branco puxado mais para o rosto que o encobria.

Quem morou no interior sabe que mesmo no escuro quando conhecemos uma pessoa é fácil de reconhecer, pois nossos olhos já estão acostumados sem a luz, minha amiga pensou que era algum conhecido querendo lhe pregar uma peça e chamou pelo nome "Zezinho deixe de brincadeira" e a "pessoa" continuou calada  ao se aproximar mais ainda percebeu que não era ninguém conhecido e começou sentir calafrios e arrepios por todo o corpo, a "pessoa" não se mexia e ao passar em frente da árvore foi envolvida pela um frio assustador, tentava apressar os passos naquela areia, mas as pernas não a obedeciam, assim que ela olhou para trás o "homem de branco" havia desaparecido, ai que o pavor tomou conta dela, cega de medo Adilis não viu que vinha alguém ao seu encontro e os dois se esbararam, dessa vez era o pai dela. Ela contou que o pai também sentiu um frio estranho e foram acompanhados por aquela sensação térmica até chegarem em casa. A minha amiga afirma que aquilo era um fantasma, eu tenho as minhas dúvidas, podia ser o Zé Pelintra, ele prega muitas peças por aí, mas nesse caso, quem sabe se ele não foi protegê-la de algo pior. Pelintra "é uma entidade sobrenatural originária da crença sincrética denominada catimbó, surgida na Região Nordeste do Brasil. O Zé Pelintra também é comumente incorporado em terreiros de umbanda e candomblé tendo seu culto difundido em todo o Brasil. É considerado o advogado dos pobres e não mexe com os incautos." Fonte:Wikipédia.

E você o que acha? Conte a sua história, causo, prosa, aqui tem espaço para o que aconteceu no seu mundo real. É só mandar a sua história para o e-mail se não quiser que publiquemos o seu nome é só avisar.

$imone Anjo$

Postagem em destaque

A Jornada da Expansão da Consciência

Prepare-se para embarcar em uma jornada transcendental de autoconhecimento e expansão da consciência. Acompanhe a emocionante história da Gu...

Sozinhos?

Sozinhos?
Se não existe vida fora da Terra, então o universo é um grande desperdício de espaço.(Carl Sagan)